Rota Romana
Venha revistar os sete séculos do Mundo Romano através da reconstrução dos locais e da partilha de experiências com os elementos da época!
Base Histórica
A ocupação romana mudou a morfologia do território, a língua e cultura dos habitantes – desde a sua chegada no Século III a. C até à queda do Império Romano do Ocidente no Século V.
Vamos viajar no tempo e num território que vai desde a Grã-Bretanha até o Rio Eufrades e Anatólia… da Germânia ao Norte de África!
Mapa
Os locais actuais abrangidos pela Rota (com os marcadores a cores) e futuros possíveis locais (marcadores a cinza):
Pontos de interesse
Braga
Bracara Augusta foi fundada pelos romanos em 16 a.C. em honra ao imperador César Augusto. No Alto-Império Romano foi a Capital da Galécia – território que ia desde o norte do Douro até ao Cantábrico
Montalegre
Território do Deus Larouco – Serra com o nome desta dinvidade, adorada por galaicos e romanos, em que nasce o Rio Cávado quase no seu topo com 1.500 m de altitude.
Curiosidades
Em 1561 Gaspar Barreiros escreveu no seu livro “Chorogragia” sobre Conimbriga: “Acham-se ainda hoje no dito lugar de Condeixa muros, aquedutos, sepulturas, pedras escritas de letras romanas em que está o nome de Conímbriga (…)”
Durante a sua viagem de Coimbra a Roma, Gaspar Barreiros usou os velhos itinerários romanos como mapa, tendo medido as distâncias e intuiu que as ruínas que avistou deveriam corresponder à antiga Conímbriga… entretanto abandonada há quase mil anos (da sua época).